sexta-feira, 8 de abril de 2011

EE NOSSA SENHORA APARECIDA
ACOMPANHAMENTO PROJETO SALA DE PROFESSOR
DIA 05 E 06/04/2011
Professora formadora: Teofanis Teresinha Zabot Anjos
Diretora: Ana Fátima Bremide
Coordenadora Pedagógica: Gerti Maria Popia

Nº de Participantes: 18
Horário: 18h30min às 22h00h

RELATÓRIO

No dia 06 de abril de 2011, estivemos na EE Nossa Senhora Aparecida no município de Santa Carmem/MT, para realizar acompanhamento do Projeto Sala de Educador. No período vespertino que   antecedeu o encontro  verificamos o Projeto Político Pedagógico, onde sugerimos a Coordenadora Pedagógica que se realize as adequações para o corrente ano. É interessante também que se reveja a concepção pedagógica, metodológica e avaliativa que o documento contem, pois os profissionais que atuam na escola devem ter clareza destes aspectos.  Percorremos o pátio da escola, que estava muito organizado e limpo e interessante que não há muros, é uma escola totalmente aberta, mas como diz a coordenadora professora Gerti, “não há muros, há regras”, é uma escola em que os princípios da democracia e ética procuram ser respeitados. Na área ampla há alguns canteiros elevados do chão com vários tipos de temperos,  e um grande  plantio das árvores do projeto “MINHA ÁRVORE MINHA VIDA”, projeto este que foi notícia no site da SEDUC, no dia 28 de fevereiro de 2011.
Ás 18h30min iniciamos o encontro projeto Sala de Educador que teve a seguinte pauta:
                 
PAUTA DE TRABALHO

Tema:  Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso – Educação de  Jovens e Adultos - Avanços e perspectivas.
Objetivos:
Apresentar as Orientações Curriculares para a EJA enfatizando os seguintes aspectos: Fundamentos, Bases legais, Eixos, Diretrizes, Currículo e Concepções.
Contribuir com os estudos na Sala de Educador.
Apresentar as concepções pedagógicas epistemológicas.
Refletir sobre o planejamento coletivo.

Atividades propostas:
1. Apresentação do tema e objetivos.
2. Leitura Compartilhada
3. Apresentação das OC's: Currículo e Concepções.
4. Atividade em grupo – Análise de situação de sala de aula.
5. Socialização.
6. Estudo em grupo – Leitura do texto “Modelos Pedagógicos, Modelos Epistemológicos de Fernando Becker.  
7. Socialização.
8. Elaboração coletiva de um planejamento através de sequência didática construtiva.
9. Avaliação.
Após as boas vindas e a leitura compartilhada apresentamos a proposta de trabalho que de maneira geral todos concordaram. Realizamos uma breve contextualização sobre eixos estruturantes, eixos articuladores e currículo que estão no documentos das  Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso,  com o objetivo de buscar compreensão e sentido para o estudo sobre e as concepções pedagógicas e epistemológicas. Afinal qual a concepção pedagógica que fundamenta a prática educativa dos profissionais desta escola? Esta foi a pergunta que propusemos  para reflexão. Os profissionais envolveram-se nas atividades e por vários momentos interagiram fazendo indagações e intervenções significativas. Dramatizaram as diversas situações de sala de aula com o objetivo de expor as atitudes e procedimentos de professores educandos para denotar as  concepções empirista, racionalista ou apriorista e construtivista. Ao final conclui-se que é possível trabalhar dentro de uma concepção sócio interacionista construtivista, propondo atividades significativas para o educando.
Devido ao período curto, não tivemos tempo para a realização de um planejamento coletivo como estava previsto na pauta, neste sentido, realizamos apenas um roteiro de planejamento, porém, com certeza,  este assunto  deverá ser retomado em outro momento. Com relação a avaliação do encontro a coordenadora realizará junto aos participantes no próximo encontro de Sala de Educador.


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