domingo, 3 de abril de 2011

Relatório de Acompanhamento do Projeto Sala de Educador

EE NOSSA SENHORA APARECIDA
Município de Santa Carmem
Diretora: Fátima Bremide
Coordenadora Pedagógica : Gerti Maria Popia
Professora responsável para acompanhamento do Projeto Sala de Educador:  Teofanis Teresinha Zabot Anjos – CEFAPRO de Sinop/MT

Dia 15/03/2011
Horário: 17h às 19h
Participantes: Profissionais da educação
Número de participantes: 20

            No dia 15 de março de 2011, estive na EE. Nossa Senhora Aparecida para realizar o Acompanhamento do Projeto Sala de Educador. Em contato com a diretora e coordenadora da referida escola, observamos o espaço físico da escola: logo na entrada há um belo mural,  bem organizado, que destaca entre  entre outras coisas  a divulgação dos projetos que a escola realiza dentre eles o projeto minha árvore minha vida, onde os alunos estão envolvidos em plantar e cuidar das árvores no pátio da escola; a sala dos professores é ampla e decorada com quadros da pintora brasileira Tarcila do Amaral, realizados pelos alunos e professores  no desenvolvimento de um projeto de ensino no decorrer do ano letivo de 2010; também vimos o  Laboratório de Informática, onde todos os computadores estão funcionando. Em seguida realizamos algumas reflexões sobre o material didático tanto para a EJA quanto para o ENSINO MÉDIO, percebemos que não é muito e que os professores buscam  várias fontes para realizar o planejamento das aulas.  As gestoras falaram que trabalham com uma equipe de professores bastante comprometidos  e embora todos os professores são interinos, há um interesse  muito grande por parte dos mesmos  em participar do Projeto Sala de Educador. O projeto Sala de Educador já estava revisado e foi entregue para mim neste momento.
            O Projeto Sala de Educador é desenvolvido na Sala de Vídeo, uma sala bem confortável. Às 17h iniciamos os trabalhos com uma breve apresentação pessoal e dos participantes, em seguida apresentei os objetivos do Projeto Sala de Educador e o porque do acompanhamento do Projeto pelo CEFAPRO.
            Conforme entendimento anteriormente realizado com a coordenadora pedagógica, neste encontro iríamos propor algumas reflexões sobre as Orientações Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, visto que esta escola tem seu atendimento voltado para este público.
            O encontro teve a seguinte pauta de trabalho.

Pauta de Trabalho 

Tema: Reflexões sobre as Orientações Curriculares e suas implicações sobre a prática educativa.

Objetivos:

}  Apresentar a Orientações Curriculares para a EJA.
}  Refletir sobre a prática educativa dos professores que atuam na EE Nossa Senhora Aparecida  buscando contemplar as reais  necessidades pedagógicas.
}  Contribuir com os estudos na Sala de Educador.

Atividades propostas

}  1. Apresentação dos temas e objetivos.
}  2. Leitura Compartilhada.
}  3. Questionamentos reflexivos:
 Quais os fundamentos e bases legais da EJA?
 Como se apresenta o Currículo?
 Quais são as concepções epistemológicas e pedagógicas?
          Como devem ser organizados os conteúdos?
}  4. Apresentação das OCE's.
}  5. Vivenciar possíveis passos para uma organização sequência didática.
}  6. Levantamento do temas que mais necessitam de aprofundamento?
}  7. Avaliação.
}  8. Sugestões de textos para estudo.

Referências bibliográficas:
Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso, SEDUC, 2011.

            Após a contextualização do tema e a provocação através dos questionamentos reflexivos percebemos as temáticas: fundamentos e bases legais, currículo, concepções epistemológicas e pedagógicas, organização de conteúdos, metodologia e avaliação são fundamentais e  necessitam ser estudados e aprofundados nos grupos de estudos. Frente a isso nos comprometemos a dar prosseguimento e subsidiar para fortalecer o professor na sua prática educativa, visto que ficou claro que o maior desafio para o professor  é o “como fazer” na sala de aula. 
            Dando prosseguimento a pauta  conseguimos trabalhar a “oficina”,  uma atividade prática, onde os participantes se envolveram de forma bastante interativa. O objetivo desta “oficina”, é apresentar de forma prática sugestões para uma sequência de atividades que possibilite a interatividade e dialogicidade em sala de aula. Também mostra a importância de elaborar um planejamento com um sequência de atividades com base em uma concepção construtivista/interacionista. Apesar de não ter tido tempo de realizar a avaliação, tive impressão que os professores entenderam a proposta de trabalho. A atividade avaliativa ficou como uma tarefa para o próximo encontro.
          Ao concluir o encontro Sala de Educador, continuamos a refletir sobre os próximos encontros, agora somente com a coordenadora pedagógica. Elaboramos a pauta do próximo encontro e já visualizamos um dia para encontro de 04h, para desenvolver mais atividades práticas.
       
                                                                                                                   Sinop, 16 de março de 2011.



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