Relatório de Acompanhamento do Projeto Sala de Educador
EE NOSSA SENHORA APARECIDA
Município de Santa Carmem
Diretora: Fátima Bremide
Coordenadora Pedagógica : Gerti Maria Popia
Professora responsável para acompanhamento do Projeto Sala de Educador: Teofanis Teresinha Zabot Anjos – CEFAPRO de Sinop/MT
Dia 15/03/2011
Horário: 17h às 19h
Participantes: Profissionais da educação
Número de participantes: 20
No dia 15 de março de 2011, estive na EE. Nossa Senhora Aparecida para realizar o Acompanhamento do Projeto Sala de Educador. Em contato com a diretora e coordenadora da referida escola, observamos o espaço físico da escola: logo na entrada há um belo mural, bem organizado, que destaca entre entre outras coisas a divulgação dos projetos que a escola realiza dentre eles o projeto minha árvore minha vida, onde os alunos estão envolvidos em plantar e cuidar das árvores no pátio da escola; a sala dos professores é ampla e decorada com quadros da pintora brasileira Tarcila do Amaral, realizados pelos alunos e professores no desenvolvimento de um projeto de ensino no decorrer do ano letivo de 2010; também vimos o Laboratório de Informática, onde todos os computadores estão funcionando. Em seguida realizamos algumas reflexões sobre o material didático tanto para a EJA quanto para o ENSINO MÉDIO, percebemos que não é muito e que os professores buscam várias fontes para realizar o planejamento das aulas. As gestoras falaram que trabalham com uma equipe de professores bastante comprometidos e embora todos os professores são interinos, há um interesse muito grande por parte dos mesmos em participar do Projeto Sala de Educador. O projeto Sala de Educador já estava revisado e foi entregue para mim neste momento.
O Projeto Sala de Educador é desenvolvido na Sala de Vídeo, uma sala bem confortável. Às 17h iniciamos os trabalhos com uma breve apresentação pessoal e dos participantes, em seguida apresentei os objetivos do Projeto Sala de Educador e o porque do acompanhamento do Projeto pelo CEFAPRO.
Conforme entendimento anteriormente realizado com a coordenadora pedagógica, neste encontro iríamos propor algumas reflexões sobre as Orientações Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, visto que esta escola tem seu atendimento voltado para este público.
O encontro teve a seguinte pauta de trabalho.
Pauta de Trabalho
Tema: Reflexões sobre as Orientações Curriculares e suas implicações sobre a prática educativa.
Objetivos:
} Apresentar a Orientações Curriculares para a EJA.
} Refletir sobre a prática educativa dos professores que atuam na EE Nossa Senhora Aparecida buscando contemplar as reais necessidades pedagógicas.
} Contribuir com os estudos na Sala de Educador.
Atividades propostas
} 1. Apresentação dos temas e objetivos.
} 2. Leitura Compartilhada.
} 3. Questionamentos reflexivos:
Quais os fundamentos e bases legais da EJA?
Como se apresenta o Currículo?
Quais são as concepções epistemológicas e pedagógicas?
Como devem ser organizados os conteúdos?
} 4. Apresentação das OCE's.
} 5. Vivenciar possíveis passos para uma organização sequência didática.
} 6. Levantamento do temas que mais necessitam de aprofundamento?
} 7. Avaliação.
} 8. Sugestões de textos para estudo.
Referências bibliográficas:
Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso, SEDUC, 2011.
Após a contextualização do tema e a provocação através dos questionamentos reflexivos percebemos as temáticas: fundamentos e bases legais, currículo, concepções epistemológicas e pedagógicas, organização de conteúdos, metodologia e avaliação são fundamentais e necessitam ser estudados e aprofundados nos grupos de estudos. Frente a isso nos comprometemos a dar prosseguimento e subsidiar para fortalecer o professor na sua prática educativa, visto que ficou claro que o maior desafio para o professor é o “como fazer” na sala de aula.
Dando prosseguimento a pauta conseguimos trabalhar a “oficina”, uma atividade prática, onde os participantes se envolveram de forma bastante interativa. O objetivo desta “oficina”, é apresentar de forma prática sugestões para uma sequência de atividades que possibilite a interatividade e dialogicidade em sala de aula. Também mostra a importância de elaborar um planejamento com um sequência de atividades com base em uma concepção construtivista/interacionista. Apesar de não ter tido tempo de realizar a avaliação, tive impressão que os professores entenderam a proposta de trabalho. A atividade avaliativa ficou como uma tarefa para o próximo encontro.
Ao concluir o encontro Sala de Educador, continuamos a refletir sobre os próximos encontros, agora somente com a coordenadora pedagógica. Elaboramos a pauta do próximo encontro e já visualizamos um dia para encontro de 04h, para desenvolver mais atividades práticas.
Sinop, 16 de março de 2011.
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