EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Este BLOG destina-se ao registro das atividades realizadas pelo Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica CEFAPRO, bem como divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos Centros de Educação de Jovens e Adultos - CEJA's e das escolas que ofertam a modalidade de EJA. Por Teofanis Teresinha Zabot Anjos - Professora Formadora de Educação de Jovens e Adultos - EJA CEFAPRO - Pólo Sinop/MT

1º SEMPAC - Sinop/MT


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)
PUBLICAÇÃO: As professoras Albina Pereira de Pinho e Silva, Mestra e doutoranda em Educação pela UFRGS, professora da disciplina de Didática, lotada no Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Juara e as Professoras formadoras do CEFAPRO, Sara Cristina Gomes Pereira, Sueleide Alves da Silva Pereira e Teofanis Teresinha Zabot Anjos publicaram o artigo:"Metodologia de projetos de aprendizagem na escola: uma experiência em direção a (re) configuração do trabalho dos atores escolares" . Artigo publicado na Revista FAED Nº 14/2010

Páginas

  • Início
  • 1º SEMPAC - Sinop/MT

Quem sou eu

Minha foto
Teofanis
Ver meu perfil completo

ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO PÓLO CEFAPRO DE SINOP/MT QUE A PROFESSORA TEOFANIS ACOMPANHA

  • CEJA ARÃO GOMES - SORRISO/MT
  • CEJA BENEDITO SANT'ANA SILVA FREIRE - SINOP/MT
  • CEJA CLEONICE MIRANDA - COLÍDER;MT
  • CEJA JOSÉ DE ALENCAR - LUCAS DO RIO VERDE
  • EE 13 DE MAIO - SORRISO/MT
  • EE 19 DE DEZEMBRO - NOVA UBIRATÃ/MT
  • EE ANDRE ANTONIO MAGGI - FELIZ NATAL/MT
  • EE ANDRE ANTONIO MAGGI - IPIRANGA DO NORTE/MT
  • EE BROMILDO LAWISCH - ITANHANGÁ
  • EE CANDIDO PORTINARI - TAPURAH/MT
  • EE CRISTIANO ARAÚJO PIRES - SORRISO/MT
  • EE GRÁCIA EDMUNDO ZEFERINO - NOVA SANTA HELENA/MT
  • EE IVALDINO FRANCIO - UNIÃO DO SUL/MT
  • EE MANOEL SOARES COMPOS - CLÁUDIA MT
  • EE NOSSA SENHORA APARECIDA - SANTA CARMEM
  • EE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO - VERA/MT
  • EE NOVA GALILÉIA - COLÍDER/MT
  • EE PALMITAL - COLÍDER/MT
  • EE PAPA JOÃO PAULO II - ITAÚBA

POESIA

A LUTA DA EJA


A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
COMEÇA A AVANÇAR
ESCOLAS, SEDUC E CEFAPRO
BUSCANDO SOLUÇÕES
PROBLEMATIZANDO AS DECISÕES

AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES TOMAM FORMA
COMEÇAM A SE CONCRETIZAR
APARECEM AS REFLEXÕES, CONTRIBUIÇÕES
ADITIVAS SUPRESSIVAS, SUBSTITUIÇÕES E OBSERVAÇÕES...

AINDA HÁ MUITAS INDAGAÇÕES... REIVINDICAÇÕES
PORÉM SURGEM NOVAS COMPREENSÕES
NOVAS CONCEPÇÕES
QUE EXIGEM FORMAÇÕES

E NÓS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
EMBUÍDOS DESTA MISSÃO
LANÇAMOS MÃO DOS TEÓRICOS: PAULO FREIRE, MIGUEL ARROYO,
QUE NOS FORTALECEM NA BUSCA DA QUALIFICAÇÃO

QUEREMOS RECONHECIMENTO À IDENDITADE
DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
QUEREMOS VOZ, QUEREMOS VEZ
QUEREMOS A EJA, O CEJA, O PROEJA , O QUE SEJA
SOMOS EJA!!!

Téo

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Os Centros de EJA - CEJAs nascem em uma perspectiva de atender os sujeitos que não tiveram oportunidade de completarem seus estudos no tempo certo. Tem como objetivo reconhecer as especificidades dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos e dos diferentes tempos e espaços formativos, oferecendo formas diferenciadas de atendimento que compreenda a educação formal e informal integrada ao mundo do trabalho ao longo da vida.

No pólo CEFAPRO DE SINOP foram implantados 04 CENTROS DE EJA, são eles:

CEJA “BENEDITO SANT’ANA DA SILVA FREIRE” - Sinop/MT.

CEJA “ARÃO GOMES” – Sorriso/MT

CEJA e PROEJA “CLEONICE MIRANDA”- Colíder-MT

CEJA “JOSE DE ALENCAR”- Lucas do Rio Verde-MT

O CEJA deve ter uma identidade metodológica, principalmente voltada para as teorias de Paulo Freire, que considera o sujeito construtor do seu próprio conhecimento. Neste contexto o trabalho pedagógico através da aprendizagem por projetos, com foco na interdisciplinaridade é a base para a uma aprendizagem significativa.

Os CEJA's possuem uma organização específica organizada por área de conhecimento. A cada trimestre é trabalhado uma área e o educando conclui o ano letivo a medida em que passa pela três áreas do conhecimento independente do ano civil.

Os Centros de EJA, ofertam o I e II segmento do EF e o EM. A partir de 2011, os cursos serão estruturados da seguinte forma:

ENSINO MÉDIO Res 03/2010 CNE/CEB - Organizado em 02 anos - cada ano com 600 horas anuais = 1.200h (mínimo)

ENSINO FUNDAMENTAL I segmento - Res 03/2010 CNE/CEB - Organizados em 02 anos cada ano, com 800h/anuais ano = 1600 h (mínimo)

ENSINO FUNDAMENTAL II segmento - Res 03/2010 CNE/CEB - Organizados em 02 anos cada ano, com 800h/anuais ano = 1600 h (mínimo)




Seguidores

Arquivo do blog

  • ▼  2011 (6)
    • ▼  abril (4)
      • EE NOSSA SENHORA APARECIDAACOMPANHAMENTO PROJETO S...
      • PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO
      • EXAME SUPLETIVO ON LINE
      • Relatório de Acompanhamento do Projeto Sala de Edu...
    • ►  março (2)
  • ►  2010 (15)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (11)
Tema Janela de imagem. Tecnologia do Blogger.