segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ACOMPANHAMENTO PROJETO SALA DE PROFESSOR Ano de 2010


Ao realizar o trabalho junto às escolas através do acompanhamento do desenvolvimento do Projeto Sala de Professor percebemos a importância desta ação e o quanto é necessário estabelecer o vínculo entre CEFAPRO e escola, pois através deste estreitamento, temos melhor entendimento de como realizar as intervenções orientativas na unidade escolar, no sentido de contribuir com a formação contínua dos profissionais envolvidos e conseqüentemente melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem. No início em uma escola houve uma certa frieza com relação a nossa presença, isso nos deixou cautelosos, mas ao mesmo tempo sentimo-nos desafiados a encarar a situação. Aos poucos fomos nos aproximando, ouvindo os anseios e as dificuldades da escola e na medida do possível, contribuindo para atender as expectativas levantadas pelos participantes e pelas coordenadoras pedagógicas. Encaminhamos textos e auxiliamos na preparação de pautas de estudos. Entendemos que não fizemos o que gostaríamos de ter realizado junto a esta escola, mas podemos dizer que hoje o relacionamento está acessível e amistoso. Nas demais escolas não tivemos dificuldades deste tipo. Porém destacamos algumas outras dificuldades tais como: os profissionais do eixo profissional não estavam participando do Sala de Professor; os temas de interesse apresentados no início do projeto não refletem a real necessidade formativa dos profissionais, pois estes vão surgindo conforme o desenvolvimento da prática educativa, visto que no decorrer do ano foram realizadas várias mudanças, porém isto não foi encarado como uma dificuldade, pois entendemos que o projeto vai se delineando no próprio processo de desenvolvimento. Outro fator foi o adiamento das datas do acompanhamento, devido a solicitação do formador pela SEDUC para encontros em Cuiabá. As diversas atribuições do coordenador pedagógico também surgem como uma dificuldade para desenvolvimento do projeto, neste sentido, percebemos que o CEFAPRO pode contribuir com o coordenador na elaboração de pautas de estudo. Os participantes encontraram dificuldades em organizar o Caderno de Registro Pessoal.

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