quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ENSINO MÉDIO À DISTÂNCIA DE EJA - EMEJA

DIA 26/11/2010
LOCAL: CEFAPRO DE CUIABÁ

SOCIALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSAIO COLABORATIVO EMEJA


       O Encontro ocorreu no dia 26 de novembro nas dependências do CEFAPRO de Cuiabá teve como objetivo apresentar os resultados obtidos através do Ensaio Colaborativo ocorrido nos meses de outubro a novembro de 2010, em cinco Centros de EJA - CEJAS, em Cuiabá no CEJA José de Mesquita, em Lucas do Rio Verde no CEJA José de Alencar, em Água Boa no CEJA 09 de Julho em Juína no CEJA Alternativo e em Pontes e Lacerda no CEJA 06 de Agosto.
       Estiveram presentes os representantes do MEC na pessoa da Professora Alvana, representantes da SEDUC na pessoa da Débora Pedrotti, professores consultores do Programa EMEJA, diretores dos CEJA's, professores que aturaram diretamente com o desenvolvimento do Programa e os professores formadores do CEFAPRO de Sinop Juína e Confresa.
       Inicialmente foi realizado uma análise do material, ou seja, do módulos. Alguns pontos foram destacados como: os módulos possuem uma sequência dos conteúdos; as perguntas levam os estudantes a refletir; as experiências sugeridas nos módulos são válidas porém nem todos os cursistas a realizam por falta de material e até de tempo, pois muitos ainda não conseguem estabelecer uma rotina de estudo individual. Aqui destaco o depoimento de uma aluna que em dado momento se fez presente ao encontro: “...eu consegui estabelecer um horário para estudo todos os dias das 14 às 17h, mas é preciso ter disciplina ...” . A aluna também destaca a importância da presença do professor, para isso considera que o momento presencial é fundamental para tirar as dúvidas e aprofundar o conhecimento.
       O depoimento dos professores que desenvolveram o programa revelaram alguns aspectos do encontro presencial, o mesmo é organizado por área de conhecimento; os professores entram em conjunto na sala de aula, realizam a socialização dos conhecimentos construídos e propõem o aprofundamento dos conteúdos.
       Ficou destacado que objetivo do Programa é promover a aprendizagem dos sujeitos envolvidos, sendo o ensino a distância uma opção a mais para os sujeitos que não conseguem acompanhar os estudos de forma presencial.
      Em dado momento foi questionado: Qual a maior dificuldade dos educandos que os impedem de construir conhecimento? Quem são os jovens e adultos que irão se matricular no EMEJA? E assim com estes com essas indagações foram realizados alguns encaminhamentos para 2011.
  • Reelaboração dos materiais.
  • Previsão de início – Segundo semestre de 2011.
  • Estabelecer parcerias entre MEC e ESTADOS.

Teofanis Teresinha Zabot Anjos
Formadora de EJA

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