sábado, 13 de novembro de 2010

1º SEMPAC

1º SEMPAC – Seminário de Projetos de Aprendizagem Cooperativa: Socialização de Experiências
Dia 10 de novembro de 2010
        O Seminário de Projetos de Aprendizagem Cooperativa teve como finalidade socializar os projetos organizados, sistematizados e desenvolvidos pelas unidades escolares que estão participando do Projeto de Pesquisa Formação Docente em Contexto Interativo: processos cooperativos de aprendizagem potenciados pelas tecnologias digitais e telemáticas da UNEMAT/CEFAPRO de Sinop.
        Tive o privilégio de mediar a 4ª Mesa deste Seminário, com o tema:PROJETOS DE APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS DIVERSAS
         As temáticas abordadas focalizaram um olhar sobre a diversidade etnicorracial, cultural e social, mostrou que somos todos iguais e diferentes ao mesmo tempo.
        Quando se trabalha na perspectiva da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana aprendemos a valorizar a diversidade e a perceber, como diz Paulo Freire, a “boniteza” do ser humano. Compreender que todos são capazes de construir e produzir conhecimentos. Os trabalhos apresentados mostraram que a metodologia de projetos de aprendizagem possibilita a ação integradora entre o alunos professores e comunidade escolar.
A participação das escolas neste Seminário foi significativa. O envolvimento da Unemat significa a universidade interagindo com o Ensino Básico fortalecendo a ação pedagógica dos profissionais da educação. Este evento oportunizou às escolas estaduais Renee Menezes, Rosa dos Ventos, Profª Edeli Mantovani e São Vicente de Paula, parceiras no Projeto de Aprendizagem proposto pelo CEFAPRO em parceria com a UNEMAT, a socialização das experiências e principalmente o registro das aprendizagens realizada de diferentes formas: painéis, fotografias, slides, vídeos e Blogs, etc., deixando desta forma, registrado nas páginas da vida, a própria história. Parabéns à todos!!!
Teofanis Teresinha Zabot Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário