quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ACOMPANHAMENTO DO PROJETO SALA DE PROFESSOR

Acompanhamento da Semana Pedagógica fevereiro de 2010.
Local: EE André Antonio Maggi
Ipiranga do Norte
Dias: 03 a 05/02/2010
Carga Horária: 16h
Professora: Teofanis Teresinha Zabot Anjos
TEMA: Acompanhamento, orientação e intervenção.
Objetivos
1.      Contribuir com a equipe escolar par o fortalecimento e o desenvolvimento das atividades pedagógicas em 2010.
2.      Proporcionar reflexões sobre os aspectos metodológicos da práxis educativa.
Conteúdos:
o   Currículo
o   Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana.
     Articulação
     Avaliação
o   Aspectos metodológicos
Aprendizagem por projetos
o   Sala de Professor / Fichas Acompanhamento do GESTAR
Atividades Desenvolvidas:
1.      Apresentação Pessoal e da Equipe
2.      Apresentação do CEFAPRO.
3.      Leitura compartilhada.
4.      Questionamentos e respostas as dúvidas apresentadas.
5.      Vivência da Oficina (sequência didática construtiva)
6.      Introdução a metodologia de projetos.
Resultados obtidos
Os professores participaram ativamente das atividades desenvolvidas e houve um grande interesse dos professores em planejar as atividades do ano letivo utilizando-se da sequência didática construtiva. Utilizamos também um momento para realizar o planejamento da sequência didática. Por parte dos professores houve o compromisso de por em prática e o CEFAPRO, por sua vez faria o acompanhamento.

ACOMPANHAMENTO  PROJETO SALA DE PROFESSOR
Dia 24/02/2010
Acompanhamento Organização da Sala de Professor
CEJA BENEDITO SANT’ANA DA SILVA FREIRE
Equipe Gestora
Professores Formadores do CEFAPRO.
Assuntos abordados:
1.      Acompanhamento Sala de Professor
2.      Realização do diagnóstico para levantamento das temáticas.
3.      Agendamento do próximo encontro.
Consideramos este momento muito importante, pois os professores manifestaram os temas de interesse a serem abordados no desenvolvimento do Projeto Sala de Professor.
Dia 02/03/2010
Acompanhamento do Projeto Sala de Professor EE “Nova Chance”
Objetivo: Integração, ressocialização dos  reeducandos.
Assuntos tratados:
o   Questão metodológica:
         Qual a metodologia a ser utilizada para os reeducandos?
          (Aprendizagem por projetos, tema gerador)
o   Valorização Profissional
Tornar o professor um pesquisador
Divulgação do trabalho realizado
Formação em serviço.
o   Ações imediatas
    Visita a Cadeia Pública
           Visita ao Presídio Municipal dia 12/03
A partir deste momento ficou agendado um  Encontro formativo com os professores que atuam no sistema   prisional no dia  30/03

Dia 04/03/2010
CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS BENEDITO SANT’NA DA SILVA FREIRE – Sinop/MT
Projeto Sala de Professor
Objetivo:
Promover a formação continuada buscando contemplar as reais necessidades do CEJA, no sentido de contribuir de forma efetiva e significativa na proposta educacional na Educação de Jovens e Adultos.
Procedimentos metodológicos:
      Leitura compartilhada – eu sei mas não devia  “Marina Colassanti”
1.      Apresentação do objetivo do CEFAPRO.
2.      Levantamento de temas (objetivo, necessidade, realidade, dificuldades).
Breve relato da formação continuada.
Organização da formação (instrumentos de registros, plano de ação (cefapro, com o suporte no ambiente e-proinfo), relatório, assiduidade, certificação conforme parecer orientativo Sala de Professor  2010.
3.      Formar grupos por área de conhecimento.
4.      Exposição e sistematização dos temas.
5.      Ordenar os temas por prioridade.
Avaliação:
1.      Quais as contribuições do tema estudado para minha prática docente?
2.      Quais os aspectos que ainda necessitam de aprofundamento?
3.      É possível realizar registros reflexivos sobre a prática educativa a partir dos estudos das temáticas? (divulgação, publicação).
4.      Quais as dificuldades encontradas para articular teoria e prática.
Este encontro teve a presença das professoras formadoras: Adenilse Silva de Jesus,Arlete Tavares Buchardt, Mendes Solange Lemes da Silva, e Teofanis Teresinha Zabot Anjos.
Este encontro contribui para refletir sobre a importância da formação continuada. Os professores expuseram suas necessidades formativas para atender a demanda da Educação de Jovens e Adultos. Ficou evidente que para trabalhar com esta modalidade é preciso investir no perfil do professor.

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  BENEDITO SANT’NA DA SILVA FREIRE – Sinop/MT
Projeto Sala de Professor
Dia 11/03/2010
Local: CEJA SILVA FREIRE
Tema: Perfil dos professores de EJA
Objetivos:
o   Proporcionar aos participantes reflexões sobre o perfil dos professores da modalidade de EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
o   Identificar os aspectos inerentes a este perfil votados à realidade do CEJA.
Conteúdos:
o   Formação docente.
o   Perfil do professor de EJA.
Procedimentos metodológicos:
1.      Leitura Compartilhada.
2.      Explicitação da Pauta.
3.      Palestra: Perfil do professor de EJA. Professor Dr. Odimar Peripolli – Unemat/SinopMT
4.      Atividades em grupo: Leitura reflexiva do Texto: EJA UMA EDUCAÇÃO POSSIVEL OU MERA UTOPIA? – Selva Paraguaçu Lopes e Luzia Silva Sousa.
5.      Socialização das atividades desenvolvidas nos grupos respondendo aos seguintes questionamentos:
o   Quais são as possibilidades e limites do professor da EJA nesta perspectiva de discussão?
o   O que já é possível ser realizado e o que ainda necessita ser aperfeiçoado?
6.      Sessão reflexiva:
o   Registro reflexivo das experiências vivenciadas na prática pedagógica.
Resultados obtidos:
Este encontro proporcionou aos participantes uma reflexão sobre o perfil do professor de EJA  e também entender o perfil dos alunos desta modalidade. O encontro foi muito positivo no sentido de levar o professor a refletir sobre sua prática educativa.
Professoras Formadoras:
Adenilse de Jesus
Arlete Tavares Buchardt
Mendes Solange Lemes da Silva
Teofanis Teresinha Zabot Anjos
Dia 17/03/201Acompanhamento Organização da Sala de Professor
Horário: 18h às 19h e 30 min
EE André Antonio Maggi

Diante da  necessidade de estabelecer dia e horário para o funcionamento do Projeto Sala de Professor, nos deslocamos até o município de Ipiranga do Norte   para contribuir com a equipe gestora  da EE André Maggi no sentido de apresentar a relevância da formação continuada para todos os profissionais da escola.
Assuntos abordados:
1.      A importância da formação continuada através do Projeto Sala de Professor
2.      Estabelecer dia e horário para o desenvolvimento do Projeto Sala de Professor.
3.      Encaminhamento do textos para estudos.
4.      Indicação de bibliografias.

CEJA CLEONICE MIRANDA DA SILVA
Município de Colíder/MT
Dia 19/03/ 2010
Horário: 7:00 às 10:00 e das 13: às 16:00
Professora Formadora: Teofanis Teresinha Zabot Anjos
Tema: Conceções Norteadoras do currículo para Educação de Jovens e Adultos
Objetivos:
1.      Interpretar as ideais de Paulo Freire e suas contribuições para a educçaão de Jovens e Adultos.
2.      Vivenciar uma seqüência didática construtiva.
3.      Identificar os aspectos norteadores da metodologia de aprendizagem por projetos.
Conteúdos:
         Concepções de Paulo Freire.
         Sequência didática.
         Aprendizagem por projetos.
Procedimentos metodológicos
1.      Leitura Compartilhada
2.      Explicar o objetivo do encontro.
3.      Leitura do texto “Novos Caminhos para o pensamento” Moacir Gadotti.
4.      Trabalho em grupos.
5.      Questionamentos reflexivos.
6.      Socialização e registro.
7.      Leitura em grupos do texto – “As ideais de Paulo Freire” e acrescentar ou modificar as respostas e realizar um síntese.
8.      Socialização da síntese.
9.      Avaliação coletiva do percurso das atividades.
10.  Apresentação de possíveis elementos que consideramos importantes em uma seqüência didática construtiva.
Resultados Obtidos:
O objetivo deste encontro foi demonstrar de formar prática a  possibilidade de trabalhar com os jovens e adultos de maneira interativa, dialógica, e  significativa. Os participantes professores e profissionais administrativos mostraram muito interesse em desenvolver sua prática educativa considerando a base teórica de Paulo Freire  valorizando os conhecimentos prévios dos educandos, e acreditando que todo tem capacidade para aprender. A metodologia vivenciada é motivadora para o  desenvolvimento com projetos de aprendizagem, tema do próximos encontros do Projeto Sala de Professor.

Dia 30/03 e 13/04/2010
Escola Nova Chance
CH: 8h
Encontro Formativo Sala de Professor
Participantes: Coordenador Pedagógico e  Professores  do Sistema Prisional
Tema: Contribuições à prática pedagógica
Objetivos:
o   Compreender a importância de uma seqüência didática de leitura e escrita para a construção do conhecimento do aluno.
o   Apresentar e discutir a seqüência didática que contemple a competência e habilidade de Língua Portuguesa.
o   Favorecer aos professores  o uso de textos sociais.
o   Conhecer um pouco da história dos números.
o   Compreender o sistema de numeração.
o   Compreender as diversas significações e utilizações dos números em nosso cotidiano.
Conteúdos
o   Seqüência didática de leitura e escrita
o   Gêneros textuais
o   Estratégia de leitura
o   Interdisciplinaridade
o   Intertextualidade
Procedimentos metodológicos

o   Boas Vindas!
o   Informes (objetivo da formação continuada, cronograma, cadernos e materiais, registro pessoal, devolutiva dos questionários).
o   Apresentação da pauta
o   Leitura do texto
o   Atividades práticas individuais e em grupos
o   Socialização
o   Avaliação do encontro.
Resultados obtidos:
Neste encontro procuramos mostrar de forma prática o desenvolvimento de uma sequência didática de leitura. Percebemos a grande dificuldade dos participantes em superar as práticas tradicionais. Por isso é que vemos cada dia mais a importância da formação continuada e de se trabalhar com atividades onde o professor participante possa vivenciá-las.

Dia 08/07/2010
Participação no Seminário Municipal sobre as Orientações Curriculares do Estado de MT
Local: Assessoria do município  de Colíder.
Horário: 7h às 11h
              13h às 17h
Participantes:
o   Representantes das Escolas Estaduais,
o    CEJA Cleonice Miranda da Silva
o   Representantes da Secretaria Municipal de Educação.
Dia 08/07/2010
Acompanhamento do desenvolvimento do Projeto Sala de Professor da EE Cafenórte de Colíder/MT
Temas  sugeridos pela coordenadora pedagógica para estudo na Sala de Professor:
o   Relatório Avaliativo
o   Instrumentos de Registro
o   Planejamento
Segundo a Coordenadora, professora Francisca os professores ainda tem dúvidas com relação a escola Organizada por Ciclos de Formação Humana, neste sentido foi enviado textos para estudo e aprofundamento teórico.

              


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