sexta-feira, 12 de novembro de 2010

FORMAÇÃO BOA ESPERANÇA – Município de Sorriso/MT

Dias 27 e 28/09/2010
Diante das dificuldades apresentadas pelos profissionais da EE Cristiano Araújo Pires, sobre como organizar o currículo para atender a demanda da Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana, nós, Teofanis Teresinha Zabot Anjos, Arlete T. Buchardt e Márcia Weber professoras do CEFAPRO estivemos presentes nos dias 27 e 28 de outubro de 2010 para desenvolver a seguinte pauta de trabalho:


Tema: EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ESCOLA ORGANIZADA POR CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA: CONCEITOS E REFLEXÕES
Objetivos:
  • Refletir sobre as possibilidades curriculares para a Educação do Campo.
  • Refletir sobre as concepções de Paulo Freire e suas implicações metodológicas e avaliativas para a Educação de Jovens e Adultos.
  • Compreender a avaliação como instrumento fundamental para o processo de ensino e aprendizagem na EJA e na Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana (EOCFH)
A metodologia utilizada foi diversificada, inicialmente propomos uma reflexão sobre a importância das relações interpessoais e concluímos que as mesmas estão imbricadas diretamente com a qualidade da nossa vida trabalho pessoal e profissional A apresentação do currículo voltado para a Educação do Campo realizou-se de forma dialógica e interativa. Com relação a exposição da conceitos sobre a organização da escola por ciclos de formação humana, alguns profissionais demostraram ainda uma certa dificuldade de entendimento, bem como na realização dos relatórios avaliativos, porém após apresentar alguns relatório já realizados, não como modelo, mas como uma forma de análise, percebemos que os participantes sentiram-se mais seguros. Para contemplar as expectativas de se trabalhar com a modalidade de Jovens e Adultos propomos uma vivência de uma sequência didática construtiva, tendo como foco os aspectos metodológicos e avaliativos, os profissionais envolveram-se com muito entusiasmo percebendo que é possível elaborar um plano de aula onde se considere os conhecimentos prévios dos alunos, se promova a interação de educandos e a interdisciplinaridade. Foram dois dias de trabalho muito intenso e muito gratificante, pois através de uma avaliação isso ficou evidente.
Professora: Teofanis Teresinha Zabot Anjos
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FAGUNDES, Léa da Cruz; SATO, L,; MAÇADA D. L. Aprendizes do Futuro: As inovações começaram! MEC, 1999.
FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia , Saberes necessários à prática educativa, Editora Paz e Terra: Rio de Janeiro 1999.
ZABALA, Antoni. A prática Educativa, Como ensinar, Artmed: Porto Alegre, 1998.

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